Publicação inédita comprova que o lixo está contaminando os peixes de forma irreversível

Segundo a publicação “Pollution and Fish Health in Tropical Ecosystems”, lançado recentemente no Brasil, a poluição de ambientes aquáticos está contaminando os peixes de forma irreversível. 

Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro, coordenador do Laboratório de Toxicologia Celular do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, que participa do livro ao lado de outros pesquisadores, diz que “Alguns produtos de atividades humanas como os despejos urbano, industrial e agrícola, nos ecossistemas, têm feito com que ambientes aquáticos cheguem a estados irreversíveis de recuperação, tamanho é o nível de degradação”.

Segundo a publicação, que tem caráter didático, são exemplos dessa situação, no Paraná, o Rio Iguaçu e o litoral da Baía de Paranaguá. Em são Paulo, temos altos níveis de poluição no Rio Tietê e no litoral, em Santos e São Vicente. O mesmo se verifica no Rio Grande do Sul, em algumas regiões da Lagoa dos Patos, devido à atividade portuária realizada no local.

Ciro é um dos editores do livro inédito no Brasil que reúne resultados de pesquisas sobre os efeitos de poluentes em peixes tropicais brasileiros. A obra, explica, tem um caráter essencialmente didático e os autores dos 13 capítulos (seis são da UFPR) são unânimes em afirmar a necessidade de uma revisão da legislação ambiental do país. O pesquisador destaca a necessidade de atualizar a legislação existente pois, assim, seria possível verificar o real potencial tóxico dos poluentes para fauna aquática e, consequentemente, o risco de exposição para populações humanas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Água

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s